<< VOLTAR

 Bee & Seu Corpo Docente

Adriana Mendina Costa Marozzin: By r3d_s0urc3
Ana Cristina Curia: Engenheira Química - PUCRS e engenheira de Segurança do Trabalho - UFRGS, Mestre e Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais - UFRGS e Especialista em Gestão de Pessoas - UNISINOS. Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Mecânica - UNISINOS. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Núcleo de Caracterização de Materiais – NucMat - Unisinos. Experiência profissional de 20 anos no segmento com atuação em grandes empresas (John Deere, AGCO, Stihl, Lojas Renner). Professora na UFRGS, Ulbra e na IMED Meridional. Consultora Ambiental do SINDIMETAL. Qualificada como Auditora Líder ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, com certificado reconhecido pelo RAC. Qualificada como Auditora Líder ISO 14001:2015, com certificado reconhecido pelo IRCA. Auditora cadastrada na FEPAM. Consultora de Meio Ambiente, Saúde, Segurança do Trabalho, Sustentabilidade.
Ana Cristina de Almeida Garcia: Bióloga pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1997), Mestre e Doutora em Engenharia pelo Programa de Pós- Graduação em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais - UFRGS. Professora Pesquisadora do Núcleo de Caracterização e Reciclagem de Materiais - NUCMAT/Unisinos. Atua na área Multidisciplinar, com ênfase em Gestão Ambiental, principalmente com Percepção Ambiental e Cidadania, Licenciamento Ambiental, Resíduos Sólidos, Avaliação de Impacto Ambiental e Produção Mais Limpa.
Asdrubal Reschke Berquo: Geólogo Unisinos. Ampla experiência de 30 anos na área de geologia com atividades de sondagem de estaqueamento e fundações, mapeamento geofísico e geológico, responsabilidade técnica pela perfuração de poços artesianos e gerenciamento de outorga de água, gerenciamento e projetos de meio ambiente, auditor de atividades de mineração.
Carlos Eduardo G. Nascimento: Biólogo, MSc, CRBio 25.431-03D. Atua na área de consultoria e licenciamento ambiental desde 1998, com destaque para o licenciamento de atividades em geral, junto aos órgãos estaduais competentes (FEPAM, FATMA, SEMA-MT, NATURATINS, CPRH-PE), além da elaboração de projetos de recuperação de áreas degradadas, projetos para licenciamento de supressão de vegetação, entre outros. Atua na área de ecologia, com ênfase em licenciamento ambiental. Concluiu o mestrado em geologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos em 2001.
Cassiano Rossi dos Santos: Engenheiro Ambiental, Mestre e Doutor em Tecnologia Mineral e Ambiental na UFRGS. Participou da implementação das normas ISO 14001 (auditor interno) e OHSAS 18001 em empresas do ramo petroquímico e metalmecânico. Possui ampla experiência em tratamento de efluentes, gestão de resíduos industriais, licenciamento ambiental, treinamentos e auditorias ambientais. Trabalhou em projetos de aplicação do conceito de Produção mais Limpa (P+L) em empresas do setor metalmecânico, em projetos de reúso da água e em projetos de avaliação de impactos ambientais decorrentes da implementação de novos empreendimentos.
Daiane Calheiro Evaldt: Tecnólogo em Gestão Ambiental e Mestre em Engenharia Civil, ambos pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutora em Engenharia Metalúrgica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Técnica Química pela Fundação Liberato. Tem experiência na área de Gestão Ambiental, com ênfase em caracterização e reciclagem de resíduos sólidos, atuando em consultorias, cursos de extensão e treinamentos focados nos seguintes temas: reciclagem, resíduos sólidos, caracterização de materiais. Atualmente professora dos cursos de Gestão Ambiental, Engenharia Ambiental e MBE da Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Denise Kapper Ramos: Denise Kapper Ramos: Bacharel em Química PUCRS, Especialista em Gestão Ambiental ULBRA/RS, Auditora Líder da Qualidade pela Nigel Bauer & Associates e Auditora Líder Ambiental pelo IRCA. Auditora Ambiental cadastrada na FEPAM (2011). Experiência Profissional de 30 anos nas áreas de Qualidade e Meio Ambiente. Atua como consultora em diversos segmentos nas áreas de Qualidade, Meio Ambiente e Saúde e Segurança..
Eduardo Sanberg: Geólogo, Mestre e Doutor em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisas focadas em gerenciamento ambiental. Tem experiência na área de Licenciamento Ambiental, Geologia Geral, Geologia Ambiental, Geoquímica, Hidrogeologia e Mapeamento Geológico. Atuou como geólogo coordenador de projetos (licenciamento, avaliação e remediação ambiental) na empresa ERM Brasil, geólogo perito ambiental no estado do Rio Grande do Sul e também na Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Porto Alegre (SMAM). Atualmente, realiza pesquisa de pós doutorado na Universidade de Caxias do Sul (UCS). A pesquisa aborda temas relacionados ao meio ambiente e novas tecnologias através de discussões interdisciplinares.
Elbenilton Barcellos Aires: Técnico em Segurança do Trabalho pela escola técnica Cristo Redentor, possui experiência de mais de 23 anos na área de Segurança e Saúde do Trabalho, especialista em todas as rotinas de SESMT e em CIPA ( Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), instrutor Credenciado Bombeiros no Estado RS formação RT 14 Renovação Alvará. Atuou como consultor técnico nas indústrias: Carbe, Cepazzi e Yoki Alimentos, atualmente é diretor da treinar Bene Cursos de Segurança do Trabalho.
Francine Zanatta: Engenheira de Bioprocessos e Biotecnologia – UERGS. Meste em Desenvolvimento e Sustentabilidade – UERGS. Especialista em Gestão Empresarial – Unisinos. Experiência profissional de 10 anos no segmento com atuação na área técnica e comercial de Meio Ambiente em empresas de referência (Embrapa, Fundação Proamb, DNV GL Business Assurance). Professora na FTEC BRASIL. Consultora de Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Francisco A. F. Carvalho: Técnico Agrícola. Atuação no Setor Floresta e Agrícola em empresas de referência como Riocell S.A. Atuação como consultor e fundador da Ergo Human Assessoria e Consultoria em SSO e Pro Ativa Segurança e Saúde Ocupacional em Jaguariaíva prestando serviços para empresas de referência nos setor, tais como PISA Florestal, Vale Floresta, Biopalma S.A., MMX. Assessorou ao Ministério Público do Trabalho - MS na elaboração e implantação do Manual Carvoaria Legal. Consultoria de SSO nas Certificações FSC e CERFLOR nas principais empresas florestais no Brasil. Auditor das Certificações Forest Stewardship Council - FSC e CERFLOR - Programa Brasileiro de Certificação Florestal.
Igor Heck: Engenheiro de Produção pela Unisinos e técnico em segurança do trabalho na escola técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha. Possui experiência profissional de 14 anos na área de Segurança do Trabalho em indústrias multinacionais e nacionais como John Deere do Brasil LTDA, Stihl Ferramentas Motorizadas e Duratex SA com forte atuação na área industrial, interagindo com os funcionários para promoção das ações de SST.
João Vicente Paes: CREA/SC 102451-3. Atua desde o ano de 2002 em projetos de avaliação e licenciamento ambiental, com enfoque nas áreas de geoprocessamento, sistemas de informações geográficas e topografia. Como Diretor Técnico e Coordenador do Setor de Geoprocessamento na empresa Caruso Jr Estudos Ambientais e Engenharia Ltda até o início de 2013.
Jorge Antônio Pereira: Técnico de Segurança do Trabalho (30 anos). Professor Escola Técnica IPUC. Pós Graduação em Gestão de Pessoas Unisinos. Pós Graduado em Formação pedagógica Uninter. Bacharel em Administração de Empresas FAE - Faculdades ISAE. CRA/RS Nº036299.
Josiane Viegas: Bióloga UNISINOS, Especialista em Gerenciamento Ambiental ULBRA. Grupo de Pesquisa Unisinos. Auditora FEPAM cadastro 05/2017 DL FEPAM. Experiência profissional de 18 anos no segmento ambiental com atuação em grandes empresas (Sadia, TAM Linhas Aérea e outras).
Juliana Pereira Aiquel: Especialista em Engenheira de Segurança do Trabalho UFRGS. MBA em Ergonomia - Cebracorp. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela UniRitter. Perita assistente em perícias de insalubridade, periculosidade e ergonomia. Sócia Gerente da GESSET - Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho, empresa de consultoria e auditoria em Ergonomia, Higiene Ocupacional, Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança. Experiência em auditoria de PPRA, medições ambientais (ruído, calor, agentes químicos) e análises ergonômicas de postos de trabalho.
Julio Cezar Schramm Schenkel: Engenheiro Eletricista pela UFRGS e de Segurança do Trabalho pela ULBRA, com especialidades em montagem e Projetos de Eletricidade e Automação Industrial e Segurança do Trabalho. Atuou fortemente na coordenação de projetos relacionados a Normas Técnicas,Interface com SESMT, PPCI, PPRA, Controle da Qualidade entre outros nas empresas Gerdau, Votorantim e Riocell. Atualmente é sócio-gerente da empresa KELSI ENGENHARIA LTDA.
Lisiane Kleinkauf da Rocha: Bacharel em Administração de Empresas - UNISINOS. Mestre pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil - UNISINOS, área de concentração em Gerenciamento de Resíduos e Prevenção da Poluição. Pesquisadora desde 2005 no Núcleo de Caracterização de Materiais - NUCMAT/UNISINOS. Experiência de 12 anos como pesquisadora em Gestão Ambiental Estratégica e Sustentabilidade. Consultora ambiental no grupo setorial de fundições do SEBRAE-RS. Professora nos cursos de graduação de Administração de Empresas e Gestão Ambiental da UNISINOS. Professora em MBA da Escola de Gestão de Negócios da UNISINOS. Especializada em Ferramentas de Gestão Ambiental aplicada a empresas, com experiência em pequenas e grandes empresas (Metalúrgica Lorscheitter, Gerdau Aços Especiais, entre outras).
Luciane da Rocha: CRBio 25.333-03D. Possui graduação em Biologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS, RS) (1997), Especialização em Educação Ambiental (UNILASSALE, RS) (2000), Mestrado em Biologia Animal (2002) e Doutorado em Fitotecnia/Entomologia (2005) pela l (UFRGS). Atualmente é professora e pesquisadora da Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI, SC), atuando junto ao Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar (CTTMar) e ao Colégio de Aplicação (CAU). Atua também como consultora externa em estudos ambientais.
Luciane Peixoto: Graduada em Pedagogia, especialista em Dinâmica de Grupo, experiência de mais de 17 anos na área de Recursos Humanos em empresas de grande porte, especialista em capacitação e desenvolvimento, Gestão da Mudança e Coach .
Môsiris Giovanini: Especialista em Medicina do Trabalho – PUCRS, Mestre em Epidemiologia – UFRGS, Médico pela UFRGS. Professor em Cursos de Especialização em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho; Professor do Departamento de Medicina Social da Faculdade de Medicina da UFRGS. Auditor-Fiscal do Trabalho SRTE/RS aposentado (julho 2012). Autor do livro História Ocupacional - uma Construção Sociotécnica e Ética, 2005, Editora LTr. Coautor e membro da comissão organizadora do livro Análises de Acidentes do Trabalho Fatais no Rio Grande do Sul: a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador - SEGUR/RS, 2008. Coautor e membro da comissão organizadora e revisora do livro Embargo e Interdição: instrumentos de preservação da vida e da saúde dos trabalhadores a experiência da seção de segurança e saúde do trabalhador - SEGUR/RS 2010. Sócio-diretor da empresa GESSET - Gestão da Saúde e Segurança no Trabalho S/S, empresa de consultoria e auditoria em Ergonomia, Higiene Ocupacional, Medicina do Trabalho e Engenharia de Segurança.
Ricardo Lecke: Doutorando do Programa de Pós-Graduação da Engenharia Mecânica – UNISINOS. Engenheiro Mecânico e de Segurança do Trabalho. Mestre em Gerência de Produção. Especialista em Ergonomia/ Habilitação método OCRA. Especialista em Perícia, Auditoria e Gestão de Meio Ambiente. Professor nos cursos de Engenharia de Segurança do Trabalho Unisinos e Ulbra.
Rodrigo Matuella Machado: Engenheiro Ambiental. Mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental. Doutorando em Ciência e Tecnologia dos Materiais. Especialista em técnicas de tratamento de efluentes e em estudos de avaliação e redução da toxicidade de efluentes industriais. Sólida experiência nas demandas ambientais do setor elétrico, petroquímico e metal-mecânico.
Silvio Silveira: Mestre em Avaliação de Impactos Ambientais pela UNILASALLE, Pós Graduado em Gestão de Recursos Humanos pela UNISINOS, Pós Graduado em Gestão e Estratégia Empresarial pela ULBRA, Graduado em História pela UNISINOS. Atualmente é professor nos cursos técnicos presenciais e EAD do SENAI / CETEMP. Administra a empresa SDN Consultoria, empresa focada em Gestão Empresarial e Educação Corporativa. Profissional atuante a mais de 20 anos na área de Recursos Humanos de grandes empresas (MWM International, Weatherford, JBS - Doux Frangosul, AGCO). Nos últimos 8 anos também tem atuado em Educação Corporativa através de palestras e cursos de extensão. Atuou também como professor no Instituto Pró-Universidade Canoense - IPUC.
Solange Amaral: Especialista em Gestão de Pessoas, UFRGS, Pós-Graduada Engenharia de Produção Uniasselvi com formação em Administração de empresas pela Ulbra - Qualificada como Auditora Líder ISO 9001:2008, ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, com certificado reconhecido pelo RAC. Professora no IPUC, Canoas. Possui mais de 20 anos de experiência na área de Qualidade. Atualmente atua na área de Sistema de Gestão e Melhoria Contínua na Midea Carrier como Especialista de Qualidade e Coordenadora do programa de CCQ - Círculos de Controle da Qualidade.
Tatiana Mendel: Engenheira Ambiental (UNISINOS) e Pós-Graduanda em Engenharia de Segurança do Trabalho. Possui experiência em Gestão Ambiental. Atua com consultoria na área de licenciamento ambiental.
Vera Regina Piazza: Engenheira Química PUCRS, Mestranda em Engenharia PPGE3M/UFRGS e Especialista em Projetos de Tratamento de Resíduos Industriais PUCRS. Qualificada como ABS Certified Environmental Auditor - No. A12416101304. Experiência Profissional de 22 anos nas Áreas de Processos Industriais; Projetos e Implementação; Planejamento e Vendas; nos Segmentos de Gases Industriais, Alimentação Animal, Meio Ambiente, Águas, Efluentes e Celulose e Papel. Consultora de Meio Ambiente com Responsabilidade Técnica pelo Transporte de Cargas Perigosas de empresas de referência em diferentes segmentos.
Vinicius da Silva Alves: Especialista em Engenharia de Produção (com ênfase em Ergonomia) pela UFRGS/RS - Especialista em Programas de Promoção da Saúde e Qualidade de Vida pela UNIGRANRIO/RJ - Graduado em Educação Física pela ULBRA/RS - MBA em Gestão Empresarial pelo UNILASALLE/RS. Experiência de mais de 10 anos em treinamentos, pesquisa, assessoria em diversas empresas do RS.
Volnei Stasiak: Advogado, Técnico em Segurança do Trabalho, Bombeiro Militar licenciado, Bombeiro Civil e Instrutor de treinamentos de SSM (Saúde, Segurança e Meio Ambiente). Licenciado pelo Corpo de Bombeiros do RS para ministrar o curso de formação de brigada de incêndio segundo as exigências da NBR 14276 e Resolução Técnica nº. 014 da / BM-CCB.
Wladimir Ricardo do Nascimento: Técnico em Enfermagem. Instrutor de APH, BLS AHA, BLS American Safety and Health Institute. Acadêmico em Enfermagem. Ampla experiência na área de saúde com atuação em instituições de referência (SAMU Viamão, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Ecco Salva Emergências Médicas, Complexo Hospitalar Santa Casa, Hospital Geral de Novo Hamburgo).

<< VOLTAR

“ALMA, AMOR, POLINIZAÇÃO, LEALDADE, ORGANIZAÇÃO, CULTURA COLABORATIVA, DISCIPLINA, COMUNICAÇÃO, TRABALHO EM REDE, ATIVIDADES CRIATIVAS, HARMONIA, ASSOCIATIVISMO, RESULTADOS COMPARTILHADOS.”

GMF Desenvolvimento de Sistemas